bem básico...
Leitura, pontos importantes e discussão do texto: A adorável complexidade da Arte
(págs.: 251 à 257)
Estética da Comunicação, 17/03/2010.
O que é Arte ?
Arte: representação da realidade; prática de criar formas perceptíveis, expressivas do sentimento humano.
Arte não é só beleza, não é só verdade, não é só forma. Arte é tudo aquilo a que os homens chamam de arte...
A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. A arte não é o reflexo real, da verdade, ou mesmo da vida. É mais do que reflexo. A arte é o real; é uma forma: é vida.
O homem criou objetos para satisfazer as suas necessidades práticas, como as ferramentas para cavar a terra e os utensílios de cozinha. Outros objetos são criados por serem interessantes ou possuírem um caráter instrutivo. O homem cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar as suas crenças (ou as de outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.
Tradicionalmente, a definição de arte oscilou entre afirmar que a arte é um fazer, arte é beleza, arte é forma, arte é comunicação, arte é representação. Ou ainda, nos tempos modernos, entende-se a arte como uma forma especial de conhecimento ou de expressão.
A identificação da arte com a beleza, embora aparentemente tão ao agrado de muitos pensadores que lidam com a arte, não parece consensual entre os artistas. Beleza, antes de tudo, é aquilo que dá prazer. Não importa que seja arte ou qualquer outra coisa.
A arte deve ser bem feita, e não lhe compete ser moral ou imoral, verdadeira ou falsa. Isso, porém, não significa que a arte não alcance a beleza ou a verdade. O bem e o mal, o falso e o verdadeiro dizem respeito ao home em geral.
Arte e verdade nem sempre andam juntas. Nota-se entre os artistas uma certa tendência de identificar arte com verdade. Revela a outra face do mundo, não apenas a beleza, mas também o horror, a revolta. A arte está bastante distanciada, tanto do bem como do belo. A arte não tem com a beleza relação necessária.
Antes de ser bela, exige-se que a arte seja criação. Não buscando nos artistas apenas a beleza, pois é bem possível encontrarmos mais beleza, harmonia, nos objetos industriais do que naquilo que hoje nomeamos arte.
A arte serve para mostrar que não aceitamos o mundo da forma que ele se apresenta, sabemos que ele é uma construção histórica, e que portanto, ele não está assim porque "as coisas são assim mesmo, sempre foi desta forma".