sábado, 1 de maio de 2010

quarta-feira, 28 de abril de 2010 '

Com dez em campo, Flamengo vence Corinthians no Maracanã
Com gol de Adriano, cariocas vão jogar pelo empate na volta, no Pacaembu, 
para passar às quartas da Libertadores.
 
 
Com um jogador a menos desde os 37 minutos do primeiro tempo, o FLAMENGOOL venceu o Corinthians por 1 X 0 no Maracanã (em casa) e saiu na frente na disputa por uma vaga nas quartas-de-final da Libertadores. Quarta-feira que vem, no Pacaembu residência do Corinth...), o time carioca joga por um empate ou até por derrota por diferença de um gol, desde que marque. Um novo 1 X 0, mas para os paulistas, leva a decisão para os pênaltis. Adooro issuh !
O gol de Adriano (mesmo com esse gol, ele não sobe nem um degrau no meu conceito), aos 20 do segundo tempo, cobrando pênalti sofrido por Juan, foi debaixo de um toró. Achuva que caiu sobre o Rio minutos antes de a partida começar fez o gramado do Maracanã ficar encharcado, o que atrapalhou o primeiro tempo e fez o jogo mais esperado do ano até agora não engrenar. Era pra ter cancelado o jogo, o estado do campo era de assustar, uÓ !
O único que conseguia conduzir a bola com eficiência era o corintiano Jucilei. A solução encontrada pelos times para tentar chegar ao gol era "alçar" a bola na área. Por isso o árbitro paraguaio Carlos Amarilla começou a partida marcando faltas em qualquer encontrão. A partir da metade da etapa, passou a deixar o jogo seguir com mais freqüência.
 
 

O esperado duelo Adriano e Ronaldo ficou para o segundo tempo. Isolado no ataque, o corintiano recebia a bola, matava de canela ou ficava nas poças de água. Só apareceu quando foi reclamar ao juiz que uma luz verde, de uma caneta laser, o estava incomodando. Amarilla fez o goleiro Bruno pedir aos torcedores que parassem.
Adriano trombava muito e tentava fazer o pivô para Vagner Love, que parecia em mais uma noite de pouca inspiração. Jogadas de perigo só quando Roberto Carlos lançava a bola na área com efeito, e o goleiro Bruno se atrapalhava, ou quando Juan, o melhor flamenguista, corria pela esquerda e também cruzava.
Aos 37 minutos, Michael fez a sua segunda falta dura sobre Dentinho, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Ele nem reclamou e caminhou até o túnel que dá acesso ao vestiário. Nem olhou para o técnico interino Rogério Lourenço, que também não fez questão de se dirigir ao comandado. A situação do Flamengo parecia se complicar.
No intervalo a chuva diminuiu. A garoa não parou, mas o campo começou a secar. E Mano Menezes percebeu que poderia ganhar o jogo. Com um a mais, em um campo encharcado, a diferença é pequena, já que os times abusavam das bolas aéreas. Com gramado seco, o Corinthians poderia usar a velocidade de Dentinho.
Mas o Flamengo entrou em campo bem posicionado. Fechado, não dava espaço para Danilo armar as jogadas. E Adriano e Vagner Love entraram no jogo, puxando contra-ataques.
Quando o técnico corintiano percebeu que precisava de mais inspiração no ataque, e chamou Iarley e Jorge Henrique para passar instruções, viu Ronaldo receber a bola livre dentro da área. Mas o “Fenômeno” matou a bola na canela e armou o contra golpe rival. Juan aparece bem posicionado dentro da área corintiana, e Moacir o derrubou. Pênalti, que Adriano converteu. 


O Corinthians se despedaçou. Se não fosse Júlio César, goleiro que dava calafrios antes da partida nos torcedores pela irregularidade, a derrota seria pior. Uma cabeçada de Adriano, dentro da área, e uma defesa milagrosa de Júlio César evitaram o placar ampliado.
Mal, Ronaldo foi substituído. E foi vaiado por todo o Maracanã, que teve público presente de mais de 72 mil pessoas. Enquanto saía, viu Adriano criar mais uma oportunidade, recebendo dentro da área e chutando por cima.
A vitória flamenguista aplaca a crise causada pela perda do título estadual e pela demissão do técnico Andrade, semana passada. E cria um ambiente tenso do outro lado, pois a Libertadores é a prioridade do Corinthians no ano do centenário e uma eliminação precoce pode causar um terremoto no Parque São Jorge. O jogo do Pacaembu promete emoções...