Ao longo da vida criamos certas Defesas... Defesas estas, contra Nós Mesmos. Sem perceber, muitas vezes alimentamos as aparências para mostrar ao outro o que no fundo não somos.
... uma fuga da realidade ? uma auto-proteção ? A falta de coragem de se olhar no espelho e ver quem realmente somos ? Timidez ? Vergonha ?
Podem existir inúmeras razões para tanta ênfase às aparências.
Quando esta é de forma sadia, sem a intenção de Enganar o outro, é tolerável ! Mas quando ultrapassa o limite do próprio Ser verdadeiro, torna-se Extremamente Superficial.
Alguns custam a entender o significado da sua Verdade, a Verdade de cada um. Preferem se esconder atrás de palavras mentirosas, atrás de méritos passados, de desejos escondidos, de medos insuperáveis, de amores perdidos... medo da vida ?
Cada um deve ter uma razão específica para viver de aparências. Mas, por outro lado, de que servem as Aparências ? //dúvida
É triste saber que por vergonha, medo ou timidez, coloca-se uma Máscara para esconder o verdadeiro Eu. Ou até mesmo, o motivo poderia ser Orgulho ?
Falar o que não se é. Ter Falsa modéstia. Querer ser mais do que não é. Um Megalomaníaco pessoal, exagerando na própria imagem, e quando este chega no silêncio de sua mente, percebe que não é nada daquilo que professa aos outros. Que entristece um ser humano perder tanto tempo com atitudes erradas e fantasiosas sobre si mesmo. Sem falar nos que não conseguem dar um Abraço carinhoso verdadeiro, sincero, ou receber o mesmo com gratidão, com o coração aberto.
Por quê ?
Talvez por estarem envoltos por desconfianças extremas a respeito do outro. Não conseguem se soltar, sentir o calor humano do outro. Apenas deixar ser. Porque é tão difícil na atualidade um gesto sincero de carinho ?
Por que é tão complicado para alguém aceitar um beijo ou um abraço sem maldade? Sem desconfianças? Sem cobranças ou exigências futuras?
Por que a freqüência de discussões, brigas, separações de amigos, companheiros, sem prováveis motivos ?
A questão é:
Será que vale a pena tentar Ser o que não é ?
Será que vale a pena ficar desconfiando de cada gesto de carinho do outro ?
Será que vale a pena fugir de si mesmo a vida inteira ?
Se tiver fantasmas do passado que assombram você, espante-os.
... saudade de um passado remoto e esta lhe consumir a alma, mate-a.
... uma timidez extrema, SUPERE !
Não tenha medo da Vida, pois ela não tem medo de você. E mesmo que você sentir algum tipo de medo, saiba que é uma prova de que você está vivo ! Faz parte da vida, todo sentimento, toda Ação e Reação, dor ou alegria. Somente quando este medo se torna extremo é que dificulta o Fluir da Vida.
Nada acontece por acaso, tudo tem sua razão de ser, inclusive o que acontece de negativo na vida. Ou seja, são Degraus de evolução, mas para isso, deve-se perceber cada degrau e subir um por vez ! Insistir no erro é tropeçar e perder um degrau e novamente recomeçar. Poupe-se desse trabalho e avance sem medos, sem aparências, prestando atenção no que não funciona em sua vida e colocar em prática o que seria correto pra você.
Gasta-se mais energia com a mentira do que com a Verdade, gasta-se mais energia com as aparências do que com a Naturalidade.
Uma pessoa que vive de aparências, seja esta em relação a dinheiro, ou que esnoba os outros por ser quem julga ser, lamentavelmente perdendo a humildade, caminha para o mundo da solidão interna.
Escondemos nosso real valor em Máscaras, em aparências, para não dar o braço a torcer para o outro, com medo de uma decepção, frustração !
Temos receio de nos envolver verdadeiramente com alguém !
Temos medo da mágoa, antes mesmo de darmos uma chance de aproximação do outro.
É tão mais fácil ser quem realmente é, sem precisar mentir para os outros! Para que inventar alguém inexistente? Viver uma vida sem fundamento, fugindo da realidade de ser quem é , para chegar ao fim da vida e se perguntar: Por quê ? Porque agi assim ? Porque não fui verdadeiro ? Natural ? Por que deixei o orgulho tomar conta de mim ?
" ... as máscaras sempre caem ! "
Palavra de Hoje: MÁSCARAS
